quarta-feira, 13 de julho de 2011

Minha princesa na escola.

 DSCF5007 Olá amadas (os),estou ausente da blogosfera e dos blogs que tanto amo,pois estou em busca de trabalho, e esses dias tem sido muito corridos!!!hoje vou falar um pouco sobre minha princesinha, e como ela esta feliz na escola:
Quando cheguei do Brasil,acho que já comentei aqui no blog ,sobre esse assunto ..
Como não conhecia nada ,e não tinha ninguém para me informar ,ou ate encontrei só ,que
me informavam tudo errado .Os meu filhos não freqüentaram a escolinha japonesa, equivalente
ao jardim de infância no Brasil (estou tão desatualizada ,nem sei se ainda assim que se fala )
rsrsrsr.Diferente das instituições japonesas ,as escolas brasileiras e mais um comercio do que
escola.Agora a Hayssa esta usufruindo de tudo que ela tem direito,  e pasmem quem tem três filhos
a mensalidade fica 0,não e ótimo?,Lendo o manual da escolinha ,achei muito legal ,a meta e a proposta da escola e vou compartilhar com vocês:
Qual e meta e  a proposta da  escolinha:Cuidar e orientar a criança ,para DSCF5015 que ela cresça forte e alegre.
1Crianças saudáveis
2 Crianças que consigam seguir regras
3 Crianças com imaginação
4 Crianças com capacidade de ouvir e pensar
5 Crianças que consigam se expressar e fazer as tarefas sozinhas .
Através das brincadeiras ,as crianças conseguem transmitir a sua forma de pensar aos colegas .
Elas pensam juntas e se colocam na posição do outro .Esse tipo de contato ajuda a criar laços
de afinidade e amizade entre as pessoas e essa meta de ensino dessa escola .
Quando li esse manual lembrei da Debora ,do blog :
http://deby-abelha.blogspot.com/
mulher de fases, que faz um trabalho
muito bonito com as crianças ,la na :Suécia ,e outro dia ,ate, chorei quando li um post onde ela relatava
que com o tempo os professores (no caso dela)acabam se apegando as crianças e
e muito difícil ,quando uma criança tem que  se desligar da escolinha .
Parabéns para esses profissionais,que cuidam tão bem dos pequeninos !
O comportamento da Hayssa ,mudou completamente :de uma criança desobediente
e nervosa ,cheguei ate a pensar que era algum problema espiritual ,ou psicológico ,mas
que nada, era falta de conviver com outras crianças .
  No ano passado, ela freqüentou outra escola ,mas o método era
diferente ,e as tias não eram tão carinhosas ,e ela acabou não se adaptando,todos os dias era uma luta e na escola tinha que usar uniforme ,e quem diz que ela deixava colocar o uniforme?jamais!!!
Hoje ela esta tranquila, feliz, tem uma coordenação motora excelente, ,e tem se destacado nas artes ,ótima para pintar e desenhar,e com os DSCF5014 trabalhinhos de educação artística !
Mudou o jeito de se comportar completamente, em casa, ela ficava super estressada ,pois se sentia muito só .
Criança tem que ter contato com outras crianças, não tem jeito,agora ela esta cheia de
amiguinhos .E nessa escolinha eles tem muitas atividades ,o sistema de ensino deles
e ótimo!! tem um dia especifico para a visita dos pais ,e eu fiquei la assistindo as aulinhas e
Fiquei impressionada com a didática deles .Logo que a criança chega na escolinha ,tem
que guardar os próprios pertences ,desde cedo eles ensinam as crianças a serem independentes.
E e muito interessante que para cada criança tem um símbolo :uma fruta ,um animal ,etc.....
No caso da Hayssa o símbolo dela e uma estrelinha rosa , então ela sabe que onde
tiver a estrelinha rosa ,e la que ela tem que guardar os seus pertences.No primeiro dia de aula
La vou eu guardando tudo pra ela ,quando a professora veio e falou que era a própria criança
que tinha que aprender a guardar os pertences ,que sao muitos rsrsrs.. nessa época do anoDSCF5004
tem que levar: garrafa térmica,toalhinha para mãos,copo ,escova de dentes,kit para piscina
e todos os dias uma troca de roupa .A alimentação e toda balanceada ,muito peixe e frutas
todos os dias.E todo o início de mês já recebemos o cardápio elaborada pela   nutricionista .
Alias eu estou maravilhada, com o progresso da Hayssa ,a hora das refeições era um tormento:
Eu parecia uma boba, atrás dela com o prato na mão ,passava muito nervoso ,todos os dias.
Agora para o meu espanto total, ela esta comendo, de tudo ,e sozinha ,come todas as verduras ,ate alface que ela passava longe !
,Come legumes e esta tomando ate leite de vaca ,que ela não tomava, eu ficava super preocupada ,e substituía por leite de soja .
.E todos os dias ela me fala que esta feliz ,que as professoras
sao muito carinhosas etc.....E nessa escolinha por ser localizada em uma área verde, as crianças  tem todos os dias
bastante contato com a natureza ,e desde cedo as eles já aprendem sobre a importância da preservação da natureza .
E  de se divertem DSCF5305  muito, aprendendo sobre varias espécies de bichinhos, outro dia eu fui buscar a Hayssa ,e fiquei surpresa quando me deparei com um aquário ,cheio de “caracóis”(eles pegam mas depois devolvem a natureza).E o bom da escola japonesa e que eles incentivam muito a leitura ,desde muito cedo.As japas ,já lêem para os filhos ,quando eles ainda estao no ventre materno!!! E todas as quintas feiras, e dia de trazer livro para casa ,e a biblioteca da escola, além dos livros em japonês,disponibiliza tambem,livros em inglês ,e português .Ontem eu peguei para ,ler para Hayssa a fabula dos três porquinhos,em japonês.E por hoje  e só bjs.

6 comentários:

Deby-abelha disse...

Que post lindo Gigi. Obrigada pela homenagem. É bom saber que a sua pequenina se adaptou melhor na segunda escolinha e eu achei bem interessante a proposta da escola. Aqui na Suécia não é diferente, é muito importante esse desenvolvimento criativo, psicológico através de brincadeiras e atividades descontraídas entre os alunos! Me encanto cada vez mais por esse universo.

Bjs

Josy disse...

ooh!

É tão gostoso ler um post de uma mamãe amorosa!
Gigi,uma curiosidade: Em casa,vocês conversam em português ou japonês?

Abraços

Anônimo disse...

GIGI ..A ESCOLHA DA ESCOLINHA É UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES NA VIDA DAS CRIANÇAS..
MEU FILHO MAIS VELHO COLOQUEI EM UMA ESCOLINHA PARTICULAR MAS MUITO SEVERA COM AS CRIANÇAS..ELES NÃO TINHAM A PARTE MAGICA DA INFANCIA ..NÃO GOSTAVAM DE FESTAS COMEMORATIVAS E OUTRAS COISAS ..MAS LOGO ACORDEI A COLOQUEI EM UMA UQE DEPOIS FORAM OS DOIS UMA ESCOLA CHAMADA ATEC QUE DEU A ELES O QUE D E MELHOR ..TINHA PARA SE CONHECER NA INFANCIA ATE HOJE VENDO AS FOTOS EU E ELES RECORDAMOS DOS MOMENTOS FELIZES VIVIDOS NA ATEC EM MATO GROSSO ..HOJE SEI QUE FIZ O CERTO ESCOLHI UM LUGAR FELIZ ...COM DISCIPLINA MAS FELIZ PARA MEUS FILHOS NA FASE MAIS IMPORTANTE DA VIDA DELES...FOI PAGO E NÃO FOI BARATO MAS CERTEZA O DINHEIRO MELHOR INVESTIDO NA MINHA VIDA É O DA EDUCAÇÃO DOS MEUS FILHOS
PARABENS A VOCE E A HAISSA...

BEIJOS

BOA SORTE NO EMPREGO QUE ENCONTRE LOGO UM BEM LEGAL COMO VOCE MERECE

OTILIA

Michelle Lima Ruda disse...

Sua filhinha é linda e olha está tendo uma educação de primeiro mundo tanto na escola como em casa ! Fico feliz por vc, oremos para que consigamos emprego logo, vou começar a luta nessa semana! Que Deus a abençoe! Bjos

Gisley Scott disse...

Bato palmas para o Japão, viu? Eu já fui criança e eu sei a importância de fazer parte de uma escola que vc tem aquele senso de integração.

É muito bom qdo a gente encontra isso e muito mais na escola. Fiquei maravilhada[de maneira positiva]de como até o cardápio das crianças tem um acompanhamento com a nutricionista.Isso é fantástico... Aqui os pais são tão preguiçosos que para o café da manhã passam no Drive-Thru do McDonald's e compram o café da manhã para os filhos. Tristeza!

Não é à toa que é muito comum ver criança obesa por aqui.

Bjos!

ps: tem selinho lá no blog pra vc.

Debys disse...

Oi Elaine, Feliz dia do Amigo, bjokas...
Debys!!