terça-feira, 7 de junho de 2011

Do “buraco” ao Palácio



A jornada que cada ser humano empreende na vida é única e intransmissível. É por isso que devemos ter sempre em mente duas coisas: nunca nos compararmos aos outros ou invejarmos a sua condição…
Desde que saímos do ventre materno, empreendemos a viagem mais fantástica que alguma vez sonharíamos fazer: a nossa própria vida! Todavia, enquanto uns preferem “andar à boleia”, outros escolhem viajar em “primeira classe”. Esta é a diferença entre viver a vida ou vê-la passar por si, como se de um espectador se tratasse.
Algumas pessoas chegam a pensar que é necessário possuir dons especiais para se vencer neste mundo, todavia, o único “dom” que é necessário é ter um coração acessivelmente humilde à atuação do Poder de Deus. Várias personagens bíblicas exemplificaram esta realidade, mas José foi o homem que revelou o pleno potencial que demonstra ter, mesmo entre os incrédulos, todo aquele que se sujeita 100% à vontade de Deus.
Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente. Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais.”(Génesis 37.4-5)
Nesta passagem, observamos que José cometeu um erro grave: autopromoveu-se diante dos irmãos! Ou seja, quando revelamos os nossos projetos e sonhos aos demais, colocamos em risco duas coisas: os ditos sonhos e projetos e a nós próprios, pois tornamo-nos objeto de perseguição por todos os flancos.
Infelizmente, o mundo não quer ver o sucesso de ninguém, pois presume-se que quando uma pessoa sobe na vida, alguém terá forçosamente que descer ou que quando alguém vence, outra pessoa acabará sempre por perder…. e essa “outra pessoa” será, obviamente, quem está a assistir ao seu sucesso.
Devido à inveja dos seus próprios irmãos, José foi transportado aos mais terríveis sofrimentos: foi humilhado, escravizado, lançado numa prisão… mas, no entanto, sempre permaneceu fiel ao pacto que mantinha com Deus.
Ora, meus caros amigos, quem mantém um pacto com Deus deve saber que, para vencer neste mundo, terá de superar as mais diversas e duras provas, verdadeiros momentos em que se encontrará sozinho, no fundo de um “buraco”, mas, com a certeza de que todo o “buraco” tem uma saída, bastando, para isso, olhar para cima, ou seja, manter-se fiel a Deus.
O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?
Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito.”
(Génesis 41.37-43)
José, ao revelar a visão de Deus para o Egito, foi honrado, porque se manteve fiel, mesmo sob severas condições, e, por isso, lhe foi confiado tudo. Através de José, o Egito prosperou durante os 7 piores anos de fome e seca. “Como é que é possível crescer nos tempos em que estamos a viver?” – perguntar-se-ão muitos… como o foi com José no passado, ou seja, mantendo-se fiel a Deus! Nestes 7 últimos meses do ano, mesmo que a situação, no País e no Mundo, esteja caótica, economicamente falando, quem se mantiver fiel a Deus, crescerá!

5 comentários:

Anônimo disse...

GIGI

JA ARRANJEI CONFUSÃO UMA VEZ ..QUEM UMA CIDADÃ.. UM DIA FALOU DE UMA TAL INVEJA BRANCA
INVEJA PRA MIM É TUDO PRETA ..E CHEIRA MAL

ATE AS QUE JA POSSO TER SENTIDO..POR EU SEI QUE NÃO SOU INVEJOSA MAS COMO TODO HUMANO JA ERREI E JA DEVO SIM TER SENTIDO ESSA COISA FEIA QUE É INVEJA..
MEU PAI DIZIA ANTES UM CANCER QUE UM AMIGO INVEJOSO E EU CONCORDO ..E VOCE DETECTA LOGO UM AMIGO ASSIM..

QAUNDO SAI DA SUA CASA FICA UM ESCURO UMA COISA FRIA SOMBRIA AINDA POR HORAS...

DIZEM QUE É ASSIM

QAUDNO VC VE UMA AMIGA POR EXMPLO ADQUIRIR UM CARRO ZERO O QUE VOCE PENSA??

PESNAMENTO INVEJOSO" POR QUE ELA PODE EU EU NÃO?? QUE EU FIZ A DEUS??

PENSAMENTO SAUDAVEL


' SE ELA CONSEGUIU VOU TAMBEM AFINAL TAMBEM MEREÇO..

É POR AI.. SEMPRE QUE VEJO UMA AMIGA SUBIR FICO FELIZ..TENHO UMA IMRÃ QUE LUTOU MUITO NA VIDA;; HOJE ELA GRAÇAS A DEUS ESTA MUITO BEM TEM TUDO QUE SONHOU ESSES DIAS AINDA ELA ME LIGOU COMPROU UMA FAZANDA QUE SEMPRE QUI..E EU ME EMOCIONEI QUANDO ELA DISSE EU PEDI QUE DEUS DE MAIS AINDA ..QUE MINHA IRMÃ MERECE..ENTÃO EU PENSO QUE..NÃO EXISTE INVEJA BOA NEM BRANCA SO RUIM E NEGRA..
E QUE TEMOS MESMO QUE CUIDAR DE PESSOAS ASSIM TEMOS
QUE VIVEM A CUIDAR DA GENTE

BJS GIGI SE CUIDA

OTILIA

Lucinalva disse...

Olá Gigi
Muito boa a sua reflexão, realmente é como você disse: mesmo que a situação, no País e no Mundo, esteja caótica, economicamente falando, quem se mantiver fiel a Deus, crescerá! Um forte abraço

Paula Li disse...

Oi Gigi, acredito que ser fiel a Deus, é ter bons pensamentos e atitudes e não abro mãe desses conceitos em minha vida.
Não vivo a me lamentar e chorar e sim arregaço as mangas para tornar o sonho e o desejo possivel.
Bjs

Gisley Scott disse...

Gigi que post edificante e desafiador! É isso mesmo minha irmã, só existe vitória para quem luta e persevera.Mais fiel do que à patrão e ao emprego que desempenhava, José foi fiel à Deus e não deixou que as circunstâncias ditassem o tamanho do seu sucesso.Aliás, um dos nomes dos filhos dele significa "o Senhor me fez crescer no meio da minha aflição." E só assim a gente cresce mesmo, é nas aflições que os nossos potenciais são verdadeiramentes descobertos.

Obg por nos encorajar a manter os olhos no alvo, que é Jesus.

Bjs

Kariny - Mamãe Cristã disse...

oh amada, eu e stava mesmo sentindo sua falta, mas entendo a correria. imagino a tribulação com o maridao, realmente vivemos em um campo de batalha espiritual, só Deus pra nos dar força. sabe, meu marido se converteu, Deus o libertou das drogas, da bebida, do jogo, restaurou nosso casamento, hoje a gente já não briga como antes, enfim, não posso reclamar. mas sabe, amada, eu sinto que ele ainda não teve AQUEEELE encontro com Deus, sabe?! tem dias que ele resolve que não quer ir a Igreja e não vai e pronto, sem motivos. fica dias sem orar, sem ler a Bíblia, e aí já começa a falar palavrão, fica estranho, enfim... é uma luta. mas sei que na base de oração e jejum a vitória é certa, tudo está no controle do Senhor! beijos e qualquer coisa... conte comigo. meu e-mail dregokariny@hotmail.com, é dificil eu entrar no MSN, mas sempre que quiser desabafar manda um e-mail ok beijão