sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta feira 13

superstição é algo presente em várias culturas ao redor do planeta. No Japão, não é diferente. Questões como a morte, a doença e a má sorte, possuem muitas tradições supersticiosas que sobrevivem às gerações.




Os números e a morte

Muitos japoneses evitam o número 4 ( “shi”, em japonês) por associá-lo ao ideograma “shi” , que significa morte. O mesmo ocorre com o número 7, “shiti” , que é a combinação dos sons “shi” (morte) e “ti” (sangue). Por isso, evita-se comprar carros com placas que tenham esses números. Alguns hospitais, por exemplo, não possuem quartos com a numeração 4, 9, 14, 19, ou 42, pois a combinação destes sons sugere ocorrências desagradáveis ao enfermo.

O número 9, “ku” , remete à dor e ao sofrimento . O número 4-2 é pronunciado “shi-ni” , que significa “vai morrer”, 4-2-0, “shi-ni-rei” , significa “espírito que morre” e os números 2-4, “ni-shi” , têm a mesma pronúncia de “duas mortes”. Nas maternidades, evita-se especialmente o número 4-3, “shi-zan” , pois esse som remete à palavra “criança que nascerá morta”.

E os costumes à mesa não ficam de fora, mesmo quando o assunto é morte. Um exemplo: jamais se finca o hashi na tigela de arroz durante as refeições, pois, nos funerais, o hashi é utilizado para pegar os ossos que foram cremados e esse ritual termina com o gesto de fincar o hashi nas cinzas. Outra superstição muito popular é a de nunca dormir com a cabeça voltada para o norte, pois é justamente nessa direção que se posiciona a cabeça do cadáver nos funerais budistas.

Acredita-se também que a construção de uma casa influi na sorte do seu morador. Desde tempos remotos, evitava-se construir a entrada da casa voltada para a direção nordeste, pois acreditava-se que era pelo kimon (“ki” = demônio; “mon” = entrada) que os onis (demônios) entravam. Essa superstição é levada a sério até hoje.

Há outras superstições que, para os ocidentais, podem parecer engraçadas, como a de que, quando o seu nariz coça, é sinal de que alguém que você conhece terá um bebê.

Já o fato de espirrar uma vez significa que estão falando bem de você, mas se você espirrar duas vezes... significa que há pessoas falando mal a seu respeito. Entretanto, nem tudo está perdido! Saiba que, se você espirrar três vezes, é porque alguém o ama de verdade e, se a sua orelha coçar, você terá boas notícias.

Além disso, se a primeira pessoa que você encontrar ao sair de casa for uma mulher, anime-se, pois este será um dia de sorte, mas, se for um sacerdote budista, é melhor dar meia-volta e ir para a cama, pois o dia não será nada bom.

Mas existem algumas outras tradições que são muito parecidas, como, por exemplo, evitar passar debaixo da escada e não deixar o gato preto cruzar a estrada. Estas, também no Japão, devem ser evitadas para não dar azar. Outra superstição em comum é que, nas cidades do interior, evita-se assoviar à noite, para não atrair as cobras.

Bem, em meio a tantas superstições, podemos entender o porquê de os santuários e os templos japoneses oferecerem tantos tipos de amuletos, não é mesmo? Aqui vale o ditado: “Na dúvida... é melhor prevenir do que remediar.

10 comentários:

Anônimo disse...

GIGI ...FIZ\ UM COMENTARIO NO POST SOBRE S=JESUS E O COMENTARIO SUMIU COMO TODOS EM MEU BLOG TAMBEM ..

MAS OLHA SEXTA FEIRA 13 PRA MIM...FOI O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA
MEU FILHO VINNY NASCEU SEXTA FEIRA 13..E TODO MUNDO QUERI QUE EU MUDASSE A CESARIANA,MAS EU NÃO MUDEI ELE VEIO AO MUNDO O DIA QUE ESTAVA MARCADO PRA ELE VIR...

OS NUMERO 13 SEMPRE FOI MEU NUMERO DE SORTE E EU NÃO TENHO SUPERTIÇÕES SABE..
TUDO ESTA ESCRITO EU ACREDITO ...
E A SORTE O AZAR DEPENDE DO SEU ESTADO DE ESPEIRITO E DA SINTONIA QUE VOCE TEM COM O MAL E O BEM...ACREDITO QUE TUDO QUE VOCE SENTE PARA AS PESSOAS VOLTA PARA VOCE ISSO E CERTO..
BEIJOS QUERIDA

SAUDADES DE VC....

OTILIA

Gisele Vargas disse...

Superstição é algo que me livrei há anos!!!Graças a Deus.E como li no comentário da Otilia, hoje, sexta-feira 13 nasceu a filha de uma colega minha.É um dia de bênção e não de azar!
Beijos Gigi, bom findi

Gigi disse...

Otilia querida

Que saudades,essa semana voce andou sumida!!!

Eu tambem nao tenho ,alias nunca tive supertiçoes .
e tambem acredito que o numero 13 e o numero da sorte.E sexta feira 13 e dia de bençao .

O meu marido que e cheio de nove hora rsrsrsr..quando nos conhecemos ele tinha cisma de gato preto ,e nao tinha quem tirasse da cabeça dele ,pra quebrar essa cisma logo que casamos adotei um gato bem negrinho que de branco so tinha os dentes!!!
E e isso ai e so Olhar pra Jesus e bola pra frente!!!!!
Entao menina que pena que o comentario que voce fez se perdeu ,eu nem cheguei ler ,a dois dias eu nao estava conseguindo acessar o meu blog, e ja estava irritada ,e pude perceber que metade dos comentarios foram deletados infelizmente!!!

Deu a louca nesse bloger.

Eu estava com medo que o blog fosse deletado inteiro e eu perdesse o contato com vcs minhas queridas amigas .e vou passar o meu endereço de E-mail para quando acontecer essas coisas a gente nao perder o contato ok depois voce me passa o seu .gigi_lady@hotmail.com

Super beijo e tenh aum otimo final de semana!!

Gigi disse...

Gseli :))

Amada eu tambem nao tenho supertiçoes .

Depois que me converti entao, nem se fala !!!

Agora o povo japones tem muita mesmo infelizmente ,mas na igreja que eu congrego ja tem varios japoneses que se converteram e jogaram tudo que e supertiçoes por terra Graças a Deus ne!!!
Super beijo tenha um final de semana de bençaos em nome de Jesus .

bjs

Patrícia Quel disse...

Gi,

Eu não acredito em nada em supertição... Enquanto ai na cultura oriental se rejeita o 4, por essas razões que vc disse, eu adoro esse nº, ele o meu da sorte...rsrs Nasci em um dia 4, meu marido tbm... E tudo que envolve esse nº me tras sorte... Acho que supertições esta na cabeça da gente qd nos mesmo permitimos..rsrs


Bjs amiga!

Deby-abelha disse...

Que post interessantissímo Gigi!!!
Sabe que quando morei na China, eles tinham a mesma superticão com o nr 4??? Igualzinha! Deve ser coisa de oriental. E essa de espirrar menina?? Coitada de mim na época do pólen aqui, todo mundo estaria falando mal de mim pq eu espirro muito nessa época!
Ainda bem que sabemos que superticões, são apenas superticões, hein?

Evelyn V. disse...

Querida Gigi.

Eu não tenho supertição,só acredito em Deus,sou convertida ao evangelio desde os meus 10 anos,por isso não acredito.
Parabéns pelo post.
Fique com Deus,tenha uma semana de vitórias.

Beijos.

Mamãe pela 2ª vez disse...

Oi querida, também não tenho superstição, ms conheço migas que morrem de medo rs.
Que bom que fui a primeira a ter selinho, quando ganhar mais não esquecerei de ti, com certeza.
bjus

Mel disse...

Esses dias um gato preto atravessou na frente do meu carro,isso ja aconteceu muitas vezes,prefiro nem pensar pra nao atrair coisa ruim,mas que da um medinho da.

Fran disse...

Que lindo esse gato preto da foto!!! ele é seu?
Não sou muito superticiosa... Tanto que tenho uma gata preta. Seu nome é Mel pois seus olhos são amarelos... Ela é uma fôfa e não me trouxe azar, pelo contrário... trouxe alegria pra minha casa!
Um abraço