sábado, 9 de abril de 2011

O verdadeiro significado da pascoa

 

os-verdadeiros-valores-e-significado-da-pascoaComo nasci em uma família  católica (não praticante)

 

Desde pequena,meus pais me contavam muitas historias Bíblicas e cresci ouvindo falar de Jesus.SÓ QUE NÃO DESSE JESUS VIVO QUE EU SIRVO AGORA.Então eu perguntava para minha mãe ,qual o significado da pascoa?

Ela então me falava : que a pascoa significava a ressureição de Cristo ,eu então cresci acreditando nisso ,e nunca fiz uma pesquisa mais profunda ,ate que um dia assistindo um filme :(Jesus o filme)entendi que a pascoa não tem nada a ver com a ressureição de Cristo, e que essa festa já existia muito antes do ministério de Jesus aqui na terra e com certeza acho que tem muita gente que não sabe o verdadeiro significado da pascoa..

Qual é a origem e significado da Páscoa? Como surgiu a idéia do coelho e ovos de chocolate? E por que na sexta-feira dizem que não se deve comer carne mas sim peixe?

A páscoa pode cair em qualquer domingo entre 22 de março e 25 de abril. Tem sido modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate com muita alegria. O moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. Ovos gigantescos, super decorados, era a moda das décadas de 1920 e 1930. Porém, o maior ovo e o mais pesado que a história regista, ficou pronto no dia 9 de abril de 1992. É da Cidade de Vitória na Austrália. Tinha 7 metros e dez centímetros de altura e pesava 4 toneladas e 760 quilos. Mas o que é que tem a ver ovos e coelhos com a morte e ressurreição de Cristo?

A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa. Outras fontes porém, o relacionam ao culto da fertilidade celebrado pelos babilônicos e depois transportado para o Egito. A partir do século VIII, foi introduzido nas festividades da páscoa um deus teuto-saxão, isto é, originário dos germanos e ingleses. Era um deus para representar a fertilidade e a luz. À figura do coelho juntou-se o ovo que é símbolo da própria vida. Embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente; e este é o sentido para a Páscoa, após a morte, vem a ressurreição e a vida. A Igreja no século XVIII, adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. Assim foi santificado um uso originalmente pagão, e pilhas de ovos coloridos começaram a ser benzidos antes de sua distribuição aos fiéis.
Em 1215 na Alsácia, França, surgiu a lenda de que um dos coelhinhos da floresta foi o animal escolhido para levar um ninho cheio de ovos ao principezinho que esta doente. E ainda hoje se tem o hábito de presentear os amigos com ovos, na Páscoa. Não mais ovos de galinha, mas de chocolate. A idéia principal ressurreição, renovação da vida foi perdida de vista, mas os chocolates não, ele continuam sendo supostamente trazidos por um coelhinho...
O Peixe, foi símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Em grego, a palavra peixe era um símbolo da confissão da fé, e significava: "Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador." O costume de comer peixe na sexta-feira santa, está associado ao fato de Jesus ter repartido este alimento entre o povo faminto. Assim a tradição de não se comer carne com sangue derramado por Cristo em nosso favor.

Mas vejamos agora, qual é a verdadeira origem da Páscoa?
Não tem nada a ver com ovos nem coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga porém, foi fatal : a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro, deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.

Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa, deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro, apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.

A chamada páscoa cristã, foi estabelecida no Concílio de Nicéia, no ano de 325 de nossa era. Ao adotar a Páscoa como uma de suas festas, a Igreja Católica, inspirou-se primeiramente em motivos judaicos: a passagem pelo mar Vermelho, a viagem pelo deserto rumo a terra prometida, retirando a peregrinação ao Céu, o maná que exemplifica a Eucaristia, e muitos outros ritos, que aos poucos vão desaparecendo.

A maior parte das igreja evangélicas porém, comemora a morte e a ressurreição de Cristo através da Cerimônia da Santa Ceia. Na antiga Páscoa judaica, as famílias removiam de suas casas, todo o fermento e todo o pecado, antes da festa dos pães asmos. Da mesma forma, devem os cristãos confessar os seus pecados e deles arrepender-se, tirando o orgulho, a vaidade, inveja, rivalidades, ressentimentos, com a cerimônia do lava-pés, assim como Jesus fez com os discípulos. Jesus instituiu uma cerimônia memorial, a ceia, em substituição à comemoração festiva da páscoa. I Coríntios 11:24 a 26 relata o seguinte:
Jesus tomou o pão, "e tendo dado graças o partiu e disse: Isto é o meu corpo que á dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no Meu sangue, fazei isto todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do senhor, até que ele venha."

Vários símbolos nesta ceia merecem nossa atenção. O ato de partir o pão, indicava os sofrimentos pelos quais Cristo havia de passar em nosso favor. Alguns pensam, que a expressão "isso é o meu corpo" signifique o pão e o vinho se transformassem realmente no corpo e no sangue de Cristo. Lembremo-nos portanto, que muitas vezes Cristo se referiu a si próprio dizendo "Eu Sou a porta" (João 10:7), "Eu sou o caminho" (João 14:6) e outros exemplos mais que a Bíblia apresenta. Isto esclarece, que o pão e o vinho não fermentado, são símbolos e representam o sacrifício de Cristo. Ao cristão participar da cerimônia da ceia, ele está proclamando ao mundo sua fé no sacrifício expiatório de Cristo e em sua segunda vinda. Jesus declarou: "Não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber convosco no reino de Meu Pai." ( Mateus 26:29)

Portanto, a cerimônia da Santa-Ceia, que Jesus instituiu, que veio a substituir a cerimônia da Páscoa, traz muitos significados:

1 - O Lava-Pés, significa a humilhação de Cristo. Mostra a necessidade de purificar a nossa vida. Não é a purificação dos pés, mas de todo o ser, todo o nosso coração. Reconciliação com deus, com o nosso próximo e conosco mesmo - união - não somos mais do que ninguém. O maior é aquele que serve...

2 - A Ceia significa a libertação do Pecado através do sacrifício de Cristo. Significa também estar em comunhão com ele. E sobretudo, é um antegozo dos salvos, pois Jesus disse: "Não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber convosco no reino do meu Pai. (Mateus 26:29)

12 comentários:

otilia cristina disse...

OI GIGI
SEMPRE GOSTEI DA PASCOA ,MAS ANTES TINHA A QUARESMA QUE NÃO PODIA NADA..A UNICA COISA BOA E QUE NA SEMANA SANTA NA SEXTA FEIRA ERA PROIBIDA A FAXINA E MINHA MÃE NOS DAVA FOLGA SRSRS ...NA PASCOA SEMPRE TINHA OVOS MEU PAI GANHAVA DE PRESENTE DOS CAMINHÕES DA NESTLE E VINHAM OVOS LINDOS ...NO DOMINGO ALMOÇAVAMOS TODOS EM CASA COM A FAMILIA.E ERA MUITO BOM..DE MANHA IAMOS A MISSA DE POIS DO ALMOÇO COMIAMOS OS OVOS TODOS..JUNTOS MUITO BOM MESMO..EU CONTINUO DANDO OVOS A MINHA FAMILIA QUI..E QUANDO MEUS FILHOS ERAM PEQUENOS FAZIA AS PEGADINHAS DO COELHO DE TALCO PRA ELES ACHAREM OS OVOS ELES AMAVAM...PRA MIM A PASCOA E RESSUREIÇÃO DE CRISTO..PULO A PARTE TRISTE E JA VOU LOGO PARA RESSUREIÇÃO A VIDA TERNA DELE...NÃO GOSTO MAIS DE ASSISTIR FILMES DE PAIXÃO DE CRISTO POR QUE SEI DA HISTORIA E NÃO GOSTO MAIS DE FICAR VENDO O QUE EU JA SEI ...JESUS PASSOU POR AQUELA PROVA POR NÓS E O QUE TEMOS E TENTAR FAZER O QUE ELE QUERIA NÉ?PLANTAR AMOR POR AQUI TENHO TENTADO FAZER ISSO ...AS VEZES FALHO MAS TENTO...A BILBIA COMO TUDO QUE HOMEM POEM A MÃE ..NÃO É SEGURA PARA MIM..AS TRADUÇÕES SE PERDERAM E ACHO QUE O TRADUTOR TRADUZIU DO JEITO QUE LHE É CONVENIENTE..NÃO ACREDITO QUE DEUS PEDIU SACRIFICIOS DE JEITO ALGUEM E NA BIBLIA CONTA MUITOS DELES EU ACHO QUE NÃO FOI ASSIM..OU ENTENDERAM MAL OU QUIZERAM MESMO MUDAR..NO CASO DAS OVELHAS ALGUM CRIADOR DE OVELAH SRRSRRS SRSRS MAS EU ACREDITO NO QUE MEU CORAÇÃO DIZ\..DEUS NÃO É VAIDOSO NO MEU VER..ELE JAMAIS PEDIRIA SACRIFICIO DE BICHOS SEJA LA QUE FOR..POR ISSO EU NEM LEIO MUITO ESSA PARTE NA BILBIA ..QUE FALA DESSAS HISTORIAS MEIO MACABRAS SRSR SRSRS LEIO SALMOS PROVEBRBIOS EFESIOS ENTRE OUTROS PAULO...HISTORIAS BOAS DE SE OUVIR...RSRSR É MAIS COMODO SRSR SRSR QUERIDA ADORO A PASCOA COMPRO MESMO OS OVOS MESMO SABENDO QUE E COMERCIO MAS AMOOO COMO A AMO O NATAL...
QUERIDA BJS
LEGAL E DE NOVO ESCLARECEDOR SEU POST...

OTILIA

Karol Nascimento disse...

Gigi, que aula de história! Adorei!!!Parabéns pela pesquisa. Bj

Carla Farinazzi disse...

Oi Gigi!

Parabéns pela aula de história, o post ficou ótimo, muito rico, muito esclarecedor também.
Às vezes vamos seguindo uma tradição e nem sabemos bem o porquê disso. Seu post esclareceu de uma forma bem bacana.
Parabéns!

Beijos

Carla

Gigi disse...

Otilia querida ,obrigado pelo comentario e pelas palavras.

Sabe que antes eu tambem assistia o filme paixao de Cristo

e acabava que eu nao entendia era nada e ficava cheia de

perguntas ????porque ele foi crucificado ????


E ficava com raiva dqueles que o crucificaram

Depois que eu comecei a entender fiquei pasma

EM saber que foram os PROPRIOS (RELIGIOSOS) DA EPOCA QUE O CONDENARAM POR INVEJA.Aquela parte do sofrimento e muito chata mesmo revoltante!!!E mais ainda eles preferiram soltar o ladrao e cruxificar Jesus.Quando eles viam os milagres que Jesus realizavam eles ficavam loucos de inveja e perguntavam com que autoridade ele fazia aquilo?

Mas outro dia o meu marido baixou um filme lindo na net

sobre Jesus que foca mais o ministerio dele aqui na terra ,pois realmente eu entendo que vc nao goste de assistir aqueles outros filmes ,pois ja assiti varios e cheguei a conclusao que eles exploram muito a parte do sofrimento e cruxificaçao ,mas nao foca muito sobre o ministerio de Jesus aqui na terra e tem algumas coisas que sao distorcidas

Eu recomendo pra vc assistir um filme sobre Jesus que se chama Jesus o filme .Ha e muito lindo !!!Nesse filme sim eu vi aquele Jesus vivo maravilhoso que eu sirvo e que a Biblia sagrada passa pra gente!!

Nao tem como nao se emocionar com esse filme e lindo demais !!!!Ate o meu marido que e tao discrente ,ficou maravilhado quando assistiu o filme .

E realmente esse filme foca mais no ministerio de Jesus aqui na terra aquelas passagens Biblicas maravilhosas

Jesus ressuscitando mortos ,fazendo mudo falar, coxo andar ,cego enxergar,perdoando os pecadores ,expulssando demonios .

Ate o ator acho que estava cheio do Espirito Santo quando filmou ,pois passava pra gente exatamente aquele Jesus que a gente serve.Maravilhoso!!! realmente deu pra sentir toda sua honra e sua Gloria !!!E no final do filme tem uma menssagem linda demais !!!Nao tem como nao ser tocada.E e o melhor e que o filme e fiel a cada passagem Biblica.Nesse filme nao explora muito o sofrimento essa parte passa bem rapido ,o que me fez assistir o filme ate o final pois na maioria eles exploram muito aquelas cenas fortes de sofrimento o que me fazia nunca assisitir o filme ate o final.
Outro dia o meu marido baixou um filme chamado Jesus de Nazare um filme longo com 6 horas de duraçao ,mas

O ator que fazia o papel de Jesus ,misericordia.....passava a imagem de um Jesus arrogante e distante ,,frio ...nada a ver rsrsrrs...nota zero para o ator rsrrsss pessima atuaçao!!

Mas entao Otilia ,no velho testamento tem umas passagens Biblicas que realmente deixa a gente confusa.

Eu tambem fiquei horrorizada com essa parte dos sacrificios com animais ,pois achava que isso era coisa de gentte doida.Complicado ne???


.Mas ate os lideres esprituais falam que tem coisas que


nao tem resposta .

Pelo que entendi esses sacrificios de animais era para lavar os pecados do povo .(HAJA ANIMAIS HEIN!!)

E depois Deus canssado da desobediencia e de tantos pecados do povo .Mas prem ele amou o mundo de uma tal forma que mandou o seu unico filho como sacrificio vivo para lavar de vez no seu sangue todos os pecados do mundo.E depois da vinda de Jesus muitas coisas mudaram .

Gigi disse...

Carol ,muito obrigado pela visita e pelo comentario ,adoro

quando voce passa por aqui super beijo.



.

Gigi disse...

Carla ,querida seja bem vinda ,muito obrigado pela visita


e pelo comentario .Fiquei realmente muito feliz com a sua visita !!!


Sabe que sou completamente facsinada por historia ,

Adoro!!!!!!!

Super beijo.

otilia cristina disse...

VOU BAIXAR MESMO...GOSTO DE FILME ASSIM;..TEVE UMA SERIE NA GLOBO QUE GOSTEI JESUS DE NAZARÉ ELE ERA UM MENINO FELIZ..DEPOIS UM MOÇO BONITO CHEIO DE VIDA..TEVE UMA PASSAGEM QUE ELE FOI AUM CASAMNTO AQUELE DO MILAGRE DO VINHO SABE? E ELE DANÇAVA FELIZ COMO JOVEM QUE ERA...GOSTO DE SABER DE JESUS ASSIM...PASSAVM QUE ELE ERA SECO SERIO NÃO ACHO NÃO...ELE DEVIA SER BEM MODERNO PELO QUE ELE DIZIA ..NÃO ERA PRECONCEITUOSOS JESUS ERA JOVEM PRA MIM E É ATE HOJE..BEM MEU AMIGÃO...ESTOU SEMPRE FALANDO COM ELE PODE PARECER COISA DE DOIDO MAS É SERIO SRSR BJS QUERIDA

VOU VER O FILME QUE ME INDICOU ..GOSTO MUITO DE VC ..VOCE RESPEITA ESCLARECE E FAZ A GENTE SE INTERESSAR PELO QUE DIZ DIRETO DO SEU CORAÇÃO PARABENS..
OLHA LA SE TEM ATE GANHADORA DE OSCAR AI EM CIMA ESSA LINDEZA DA CARLA..PASSANDO POR AQUI..ESSA AI SO VAI EM LUGAR BOM ISSO EU SEI..SRSR SRSR AQUI É UM LUGAR DELICIA DE VIR BJS E VOLTA LOGO PARA O BRASIL ..

OTILIA

Gigi disse...

Isso mesmo Otilia era isso que eu estava querendo passar pra vc .

Eu faço uma pesquisa profunda,nao vou acreditando no que os otros falam por isso assisti varios filmes ,estudei muito teologia e cheguei exatamente a essa conclusao:

Que Jesus e jovem e jamais foi preconceituoso ele perdoava os pecadores e como voce citou em uma festa de casamento ele trasnformou agua em vinho porque alguem pode achar que ele e um desmancha prazeres?
Sabe que fiz um post sobre isso e vc esta me encorajando a publica-lo.

E voce esta certa, aquele Jesus daqueles filmes que costuma passar, nao tem nada a ver com o nosso Jesus ,ate o meu marido percebeu como ja te falei incrivel ele ficou tocado quando assistiu e falou :

OLHA ESSE FILME E O QUE MAIS SE APROXIMA DO JESUS REAL NE?

Eu fiquei surpresa pois ele nunca le a Biblia, so conhece Jesus mesmo de tanto que eu falo E ELE VIU A MINHA TRASFORMAÇAO e dos louvores

ele gosta de ouvir os louvores do Lazaro Ramos (EX OLODUM)

E nao e coisa de doido , Jesus te ouve quando voce converssa com ele nao tenha a menor duvida!!E ele fica muito feliz ,pois qual pai nao fica feliz quando um filho recorre a ele para converssar pedir consselhos ?do mesmo jeito e o nosso pai Celestial!!!E pode crer que ele e foi esempre sera o seu melhor amigo pra todas as horas.


Voce viu que honra sendo visitada pela Carla !!!

pois e to chique bem!!!!rsrsrssrsr

Otila em breve estarei voltando sim, em nome de Jesus.

Patrícia Quel disse...

Gi

Eu sempre aproveito a páscoa p/ ficar com a familia e sinceramente não ligo p/ chocolate que acho que eles aproveitam dessa data p/ fazer comercio...

Bjs!!!

otilia cristina disse...

MAS NUM É CHAME MESMO A POLICIA QUE ESSE PITBULL VIRA POODLE RAPIDINHO E SE FOR COMO O BOPE ELE PEDE PRA SAIR NA HORA SRSRSR

POIS NÃO É
VOLTA PRO MAR OFERENDA

Fabi a loba!!! disse...

Nossa Gigi, mais uma vez me surpreendi com seu post, você vai a fundo mesmo, não sabia de um terço do que contou ... vivendo e aprendendo... bem bacana... beijos

Evelyn V. disse...

Querida Gigi.

A páscoa tem virado só comércio,quase ninguém sabe o seu significado.
Temos que nos chegar a Deus,e entender os seus ensinamentos.
Parabéns lindo post.

Beijos.

http://www.acredite-emvoce.com/