sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ferias

Como vocês já devem ter percebido as ferias dos japoneses são muito curtas .As ferias de inverno são no inicio do ano para comemorar a chegada do ano novo ,e não para comemorar o Natal ,o ano novo e a data mais importante para eles e nos três primeiros dias do ano os estabelecimentos comercias fecham as portas e ate os caixas eletronicos param de funcionar.As ferias de verão em meados de Agosto,  chamado de`´ O bom `` baseado na mentalidade budista, eles acreditam que nessa época os antepassados voltam as casas dos familiares, e ate fazem altar com oferendas.E como nessa época faz muito calor as escolas ficam de ferias por 40 dias . E nesses dois feriados os japoneses costumam visitar os familiares. E o Japão inteiro se move de trem de carro de avião etc..Entre esses dois feriados tem o ´´golden week ´`ou semana de ouro a qual estamos agora .Começa dia 29 e vai ate dia 6 .Nesta semana há quatro feriados oficiais 29 de Abril ,que era o dia do aniverssario do ex  imperador Hiroito ,e se tornou como ``dia do verde``depois dele ter falecido ate 2006 a partir de 2007 comemora -se  o dia do aniverssario da era showa..3 de maio e o dia da constituição 4 de maio feriado enforcado e dia 5 dia das crianças .Embora no Japão primeiro de maio não seja feriado nacional ,muitas empresas aproveitam para descansar e para comemorar o dia dos trabalhadores .Ai muitas aproveitam para tirar ferias de 29 de Abril a 5 ou 6 de maio.No Japão quando um feriado cai no domingo e transferido para segunda feira.
O Dia das Crianças (Kodomo no hi) é uma das mais importantes datas do Japão. É comemorado em 5 de maio para celebrar o crescimento saudável e a alegria das crianças. Tornou-se feriado nacional em 1948, mas a data é festejada no Japão desde os tempos antigos. O 5º dia do 5º mês, tradicionalmente chamado de Tango no Sekku, é dedicado aos meninos. As meninas têm seu próprio festival, o Hina Matsuri (Festival das Bonecas), que acontece no 3º dia do 3º mês.Como já contei aqui em um post anterior.
No Dia dos Meninos, famílias com garotos penduram fora de casa faixas em formato de carpa colorida (koinobori), que simboliza força e sucesso. Essa crença se baseia em uma lenda chinesa, como tambem já mencionei em outro post.sobre uma carpa que nada rio acima para se tornar um dragão. Nos últimos anos, como mais pessoas têm se mudado para apartamentos e casas menores, essas faixas tem se tornado menores, e hoje existem até versões em miniatura para decorar as casas internamente.
Também neste dia, as famílias (japonesas)normalmente tomam banhos com folhas e raízes de íris para ter boa saúde e se proteger contra demônios. Arroz cozido embrulhado em folhas de carvalho e recheado com doce de feijão, chamado de kashiwamochi, também são servidos na ocasião.

4 comentários:

Fabi a loba!!! disse...

Oi Gigi, já disse o quanto admiro essa cultura? Ah falo sempre né... aprendo um pouquinho mais a cada post seu...

beijinhos

Anônimo disse...

AVE NA OUTRA ENCARNAÇÃO QUERIA SER MINEIRA MAS ACHO QUE QUERO SER JAPONEZA SABIA?CADA COISA BONITA SIMPLES SENTIMENTOS..DESEJOS ELES FAZEM COMEMORAÇÕES E SEMPRE EM FAMILIA NOTOU?FAMILIA ANTEPASSADOS..ELES CULTUAM O QUE MAIS É DE SAGRADO MESMO...NOSSOS ANTEPASSADOS,NOSSA FAMILIA E AINDA DESEJAM COISAS BOAS SEMPRE NAS COMEMORAÇÕES QUE FAZEM ..NOSSA ACHO QUE VOU É PRO JAPAÃO

BJS GIGI

O POST CASAMENTO REAL NÃO SAIU TAMBEM SRSR SRSS SRS ...BJS

PS..DA PRA APAGAR LA NAS CONFIGURAÇÕES VIU??

Paula Li disse...

Oi Gigi, os japoneses levam as tradições muito a sério, não é mesmo?
Aqui no Brasil e acredito que em muitas partes do mundo algumas tradições já estão caindo por terra e eu mesma sou uma pessoa bem desapegada de rituais.
Mais acho legal esse tradicionalismo, ainda mais quando não é meramente comercial.
Bjs

Patrícia Quel disse...

Gi

Eu não sabia que o diadas crianças no japão era em outro dia e tbm nem fazia idéia de como essa data é importante p/ os orientais...

Bjs!!!