segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cerimônia do chá do cidadão

DSCF4241



DSCF4234
O Japão e notavelmente o pais das festas populares.
Todas as províncias possuem suas festividades e celebrações .Muitas dessas celebrações tem origem num passado distante enquanto outras sao relativamente recentes.
Os grandes festivais japoneses ,na sua maioria tiveram origem na china ,os quais foram sofrendo diversas mudanças e adaptações ate tornarem –se características do Japão .A diversidade dos festivais variam de acordo com cada região,época e conforme as estações do ano .O que leva o Japão a ter acontecimentos festivos durante o ano todo .Alguns sao festivais religiosos conhecidos apenas em certas localidades do pais ,porem,todos com suas peculiaridades possuem um significado todo especial ,seja para agradecer os deuses ,para comemorar as épocas de plantio  DSCF4233 e colheita ou para lembrar algum fato histórico .A maioria das festas do Japão tem repercussão mundiais ,o que contribui a cada ano para o aumento de turistas no pais.Neste mês de abril  podemos mencionar o Hitachi Sakura Matsuri ,realizado na província de Ibaraki ,onde milhares de pessoas se reúnem para apreciar além das belezas das cerejeiras ,ao belíssimo espetáculo do teatro de marionetes .Esse teatro das marionetes foi criado por lavradores locais na era Edo .``O Yuzika ``e uma forma antiga de expressão artística japonesa ,o único grupo de teatro designado patrimônio cultural inatingível do governo metropolitano de Tóquio e reconhecido como patrimônio folclórico cultural .Outro aprazível espetáculo acontece no final de abril ,quando os campos da província de Toyama ganham um colorido todo especial devido aos inúmero tipos de tulipas que florescem na região .Por ano ,cerca de 50 milhões de bulbos sao colhidos nos campos japoneses para serem exportados ao mundo todo,,dentre os quais destaca-se principalmente a Holanda ,terra símbolo das flores.Aqui na minha cidade Toyohashi City tambem tem seus atrativos .No sábado dia 2/,fui ao uma exposição de arvores petrificadas .E ontem  domingo dia 3 ,teve um evento , lá no centro da cidade próximo, a prefeitura :A cerimônia do chá do cidadão .Eu que sempre tive curiosidade para ver a cerimônia do chá, de perto fui lá conferir e claro.Fui convidada a participar da cerimônia ,mas como eu estava com a Hayssa ,sem chances ne rsrsrsrs .Ela não para um minuto e a cerimônia e um momento levado muito a serio , DSCF4223 tem que estar em total sintonia.Aproveitei para fotografar e passear pelo parque e observei que com a chegada da primavera alguns japas já começaram a fazer o famoso ``Hanami`` (apreciação das flores de cerejeira) as flores começam a desabrochar ,mas acho que o forte mesmo vai ser na próxima semana, as flores vão ter desabrochados por completo ,ai fica tudo muito lindo ,tudo rosa .Alias a primavera e a estação do ano que eu mais gosto ,pois e época de recomeço depois de meses de frio intenso ,o sol volta a brilhar com mais intensidade  e a cidade se veste de colorido por todas as partes.  DSCF4291 DSCF4213
DSCF4226
familia confraternizando.
DSCF4215
Hayssa pousando em frentre o relogio de flores
DSCF4222
So no churrasquinho.
DSCF4259
Ate o cachorro participa do hanami.
DSCF4219
As crianças aproveitam para brincar
DSCF4240
DSCF4276
DSCF4226    DSCF4244     DSCF4224   DSCF4223   DSCF4229    DSCF4261 DSCF4232       DSCF4213DSCF4256     DSCF4275DSCF4295    DSCF4232  DSCF4266 DSCF4214  DSCF4294 DSCF4288Obs.O castelo Imahashi foi construído em 1505 e posteriormente mudou o seu nome para castelo Yoshida. Atualmente, encontra-se SUMIYAGURA (torres construídas nos cantos que serve para a vigilância, contra- ataque; armazenamento de alimentos e armas) restaurado em 1954 à beira do rio TOYOGAWA. O castelo encontra-se dentro do parque de Toyohashi e é um local bastante familiar entre os moradores, juntamente com o museu de Belas Artes e SAN-NOMARU-KAIKAN.

15 comentários:

Mamãe Cristã disse...

amiga, a Haysa e a Kamila são mto parecidas então... pq mtas vezes a Kamila também puxa os gatos de cabeç a pra baixo kkk, pelo rabo rsrs... o meu sogro fica doido, pois os gatos são dele, tem uns 20 (isso mesmo, viiinte) e quando a Kamila chega a maioria já foge kkkkkkk! e ela também não se para, com certeza eu tb não conseguiria participar desse chá aí, pois a Kamila não sossega. até na Igreja eu não consigo orar direito, oro em casa antes de ir pro culto, pq lá não tem condições, rs. beijos!

Gigi disse...

Karriny
Nossa amada !!!!20 bichanos!!!!demais ne????? eu com apenas um fico quase doida ,eram dois ,mas faziam muita bagunça e sujeira (aqui como o espaço e restrito tem que criar os bichos dentro de casa) achei uma pessoa que se interessou pelo outro e acabei doando. Na igreja ela tambem nao para fica correndo o tempo todo,ainda bem que tem a escolinha quando chegamos na igreja ela ja sobe e so pego na hora de ir embora la e muito bom eles trocam as fraldas e dao ate lanchinho pras crianças.Pois e eu fiquei com muita vontade de participar do cha ,mas iria ter que sair correndo no meio da cerimonia para pegar a Hayssa ,ai ia ser um mico daqueles kkkkkkkk

otilia cristina disse...

GIGI LINDO MESMO ..ADORO CONHECER ESSA TRADIÇÃO TODA....VOCE NOS MOSTRA O JAPÃO DE UMA MANEIRA MUITO LINDA...TRADIÇÕES COISAS BOAS...GOSTO DE VER TUDO ISSO POR ISSO ACREDITO QUE O JAPÃO LOGO LOGO VAI ESTAR DE PÉ DE NOVO E MUITO FORTE COMO AS TRADIÇOES DE VOCES BEIJOS
LINDA SUA FILHA...
ADOREI SABER MAIS SOBRE A CULTURA

OTILIA
BJS

Fabi a loba!!! disse...

Gigi, que maravilha de PAÍS, os japas não deixam de comemorar nada... existe festival de tudo que eu possa imaginar... que inveja (boa) da alegria e festividade desse povo, dessa cultura... bom pra vocês que moram aí e podem curtir essas festas com eles... rsrsrs... quem sabe um dia eu possa tb? rsrsrs... beijinhos

Mulher de Fases disse...

Que interessante Gigi. Quando moramos na China tb observei o quanto eles sao ligados em tradicões. Como vc falou no texto as fotos me lembraram muito o parque das flores na Holanda, mto lindo. Eu sou totalmente apaixonada por essas árvores de cereja, quando eu tiver um jardim em casa quero uma dessas!

Bjs

Evelyn V. disse...

Querida Gigi.

Gosto muito, de vir aqui, pois sempre aprendo algo de novo, como é bom ver as tradições sendo respeitadas.

Fique com Deus.

Beijos.

http://www.acredite-emvoce.com/

Mamãe Cristã disse...

amada adoro quando vc conta esses testemunhos lá nos comentários; sabia que vc falando eu lembrei que minha mãe também falava essas coisas pra mim, até me arrepiei. ela dizia que eu nunca iria ser feliz com homem nenhum, e eu mesmo sendo nova, já me envolvi com tanta gente, eu me apaixonava pelas pessoas ficava louca por eles, sofria, me humilhava. e fui me casar com o que mais me humilhou também, sofri mto na gravidez, e mesmo quando a Kamila nasceu. só Jesus mesmo pra restaurar tudo, hoje sou mto feliz com meu marido, minha filha, minha familia que Deus me deu! beijosss

Josy disse...

Olá!

O Japão parece ser um país bem apegado as tradições.
Tenho curiosidade a respeito de uma coisa: Como é a pregação do evangelho por essas bandas?Quem sabe você pode fazer um post sobre isso!

Abraços

Gigi disse...

Otlia querida ,pois e o povo japones e muito determinado e

sempre renascem das cinzas ,creio que logo logo tudo voltara ao normal.

Gigi disse...

Fabi,e verdade aqui tem festival pra tudo que voce possa imaginar ,e festa o ano todo.E voce pode vir passear aqui sim. tenho certeza que vai gostar muito ,a Fla falou que tem a possibilidade de voltar futuramente para apresentar o evento do dia do Brazil ,quem sabe vcs nao vem juntas?

Ja penssou que demais!!!

Gigi disse...

Debby,muito lindas as cerejeiras ne??? tambem amo demais essas arvores .pena que as flores so duram no maximo uma semana (se nao chover).beijos

Gigi disse...

Evelyn querida obrigado pelo coment ,amo quando voce me visita bjs.

Gigi disse...

Josy minha linda,pois e o Japao e bem apegado as tradiçoes mesmo .E obrigado pela sugestao de post ,otima ideia vou fazer uma postagem sobre a pregaçao do evagelho por essas bandas valeu beijao querida.

Patrícia Quel disse...

Gigi,

Que interessante, não sabia que a amaioria dos festivais tem origem chinesa... Mais uma que aprendi aqui com vc!!!

Obrigada sempre pelo carinho e respeito que vc tem comigo e com meu blog, fico muito, muito feliz a cada comentário seu, pois sinto que é de coração...

Bjs!!!!

Gigi disse...

Oi QUEL,com ceretza e de coraçao sim.