quarta-feira, 2 de março de 2011

Hinamatsuri (Dia das meninas)



No dia 3 de Março é comemorado aqui no Japão o dia das meninas ou Hinamatsuri.
A data é para pedir felicidade e saúde para as meninas da família. Na Era Heian, as famílias da nobreza japonesa iniciaram a prática do nagashibina, isto é, faziam bonecas simples de papel, pano, porcelana e as depositavam nos rios e nos mares, pedindo que levassem consigo as doenças e os males que estivessem destinados às meninas.(antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuiam o poder de atrair os maus espiritos e protegerem o dono) Entretanto, as crianças da família imperial passaram a brincar com bonecas mais elaboradas que, em pouco tempo, tornaram-se tão complexas que começaram a enfeitar os aposentos. A partir da Era Edo são montados os hinadan, plataformas com vários andares sobre os quais são dispostas as bonecas.


As bonecas representam a antiga corte imperial do período Heian (794-1192). O número de bonecas e de andares da plataforma variam (assim como os preços), mas em geral são 15 bonecas dispostas em cinco ou sete andares. No andar mais alto ficam duas bonecas representando o imperador (Odairisama) e a imperatriz (Ohinasama), iluminados por duas lanternas (Bombori).


Nos andares de baixo ficam:

- três damas de companhia e bandejas com bolinhos de arroz
- cinco músicos da corte
- dois ministros, tendo entre eles bolinhos de arroz em forma de diamantes
- uma laranjeira, uma cerejeira e três criados da corte
- vários móveis e utensílios domésticos em miniatura


No dia do Hinamatsuri  como todos os festivais japoneses tem suas comidas tipicas abaixo,segue mais explicaçoes.


A música cantada no Hina Matsuri se chama Ureshii Hinamatsuri (Dia das bonecas feliz) e a sua letra é assim:

Akari o tsukemasho, bombori ni, (vamos acender as lanternas)
O hana o agemasho, momo no hana. (vamos oferecer flores de pêssego)
Go-nin bayashi no fue taiko, (cinco músicos da corte tocarão tambores e flautas)
Kyo- wa tanoshi- Hina matsuri. (hoje é o divertido dia das bonecas)


As plataformas são montadas mais ou menos na metade de Fevereiro e, segundo a superstição, devem ser desmontadas logo após a comemoração, no máximo até o dia 4. Caso contrário, acreditam que suas filhas demorarão a casar.E durante as comemoraçoes  sao servidos pratos tipicos como :hishimochi-sao tres fatias de mochi (massa de arroz) em forma de trapezio ,dispostos na seguinte sequencias de  cores de baixo para cima:verde,branco e vermelho.Estas cores respectivamente representam a primavera(verde) a neve (branco)e o pessego(vermelho).Hina arare feitos com mochigome(massa de fazer o mochi)cozido e depois seco e tostado em formatos de graos de amendoim ou em forma de senbei (biscoitos de arroz )sao coloridos em verde ,amarelo,vermelho e branco representando as quatro estaçoes de ano do Japao.Chirashizushi-e um dos tipos de sushi que utiliza ingredientes do mar (camarao peixe etc) e da montanha( verduras),numa combinaçao de variadas cores.Considerado prato tipico para comemoraçoes ,principalmente servido no hinamatsuri.Nesta epoca do ano podemos ver em supermercados ou diferentes pontos comerciais variados e coloridos produtos alimenticios com motivos do hinamatsuri.E como nao poderia faltar uma biritinha basica, eles tambem bebem o amazake uma versao de baixo teor alcolico do sake feito de arroz fermentado.

12 comentários:

Adriana Alencar disse...

Que costume maravilhoso! É interessante como , em quase todas as culturas tradicionais, o destino da mulher é sempre ligado ao casamento, como se esse fosse o objetivo de ser do sexo feminino. Felizmente isso está mudando! Também acho curioso eles atribuírem às bonecas o poder de atrair as energias negativas, pois isso também está presente em outras culturas.
Adorei o post!
Beijo grande
Adri

Anônimo disse...

NOSSA AMIGA CADA COISA LINDA NÉ?ACREDITO QUE POR ESSAS E OUTRAS QUE O JAPÃO SE DESENVOLVE TANTO!!! ELES CULTUAM AS TRADIÇÕES E NÃO DEIXAM MORRER PELO TEMPO NÉ?MINHA SOGRA E DE UMA FILOSOFIA JAPONEZA CHAMADA MESSIANICA...FAZEM 45 ANOS QUE ELA NÃO COLOCA UM REMEDIO NA BOCA..TEM 83 ANOS E LUCIDA ,ELA ATE TEM EJTINHO DE JAPONESA ...A PELE BONITA E LA NA CASA DA MINHA CUNHADA TEM UM ALTAR ELES CULTUAM AS PESSOAS A VIDA AGRADECEM...ESSAS BONECAS EU JA TINHA VISTO EM ALGUMAS CASAS DE AMIGAS JAPONESAS MAS NUNCA NEHUMA ME CONTOU QUE SIGNIFICAVA NÃO...QUE COISA LEGAL.ISSO ...
BEIJOS QUERIDA

OTILIA

Unknown disse...

Que tradição bacana!
Nunca tinha ouvido falar...se não fosse graças a vc!

A proposito, fiquei td boba por vc ter sentido minha ausência..hahaha, estava no Brasil, por 15 dias e voltei ontem cedo, vou voltar aqui mais tarde pra ler o que perdi!

beijoooo

Evelyn V. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evelyn V. disse...

Querida Gigi.

Lindo post, como é bom saber as tradições de um povo, não conhecia.
Achei muito interessante.

Fique com Deus,confia ele tudo fará.

Beijos.

http://www.acredite-emvoce.com/

Patrícia Quel disse...

Gi!!!
Amei esse post, sou super fã da cultura oriental, e frequentar seu blog esta sendo maravilhoso, assim estou podendo conhecer cada x mais essa cultura tão interessante!
Bjs amiga!

Paula Li disse...

Oi Gigi, adorei saber mais sobre a cultura oriental, dia desses descobri sobre uma espécie do dia dos namorados, em que as mulheres presenteam os bolachas com homens e agora essa tradição tão linda das bonecas.
Bjs

Deby-abelha disse...

Que interessante Gigi! Cada cultura tem cada tradicão, não?? Fico pensando se nos dias de hoje eles seguem realmente com intuito de terem as filhas casadas ou se é apenas uma tradicão de época. Vc também tem essas bonequinhas de porcelana em casa??

Bjs

Fabi a loba!!! disse...

Nossa Gigi, curto cada vez mais a cultura japonesa, as tradições e seus valores tão ricos na alma... festejar o dia da menina é ótimo e super interessante, será que aqui em São Paulo tem algum lugar que festeja esse dia? Adoraria o ano que vem ver de perto, muito legal seu post adorei saber um pouquito mais... beijinhos

Anônimo disse...

Nossa, que interessante!! Muito bom esse post! Super curioso, informativo. Sabia nada disso. Parabéns! Gostei bastante do seu blog!

Malu Machado disse...

Oi Gigi,

Peço licença para chegar no seu blog. Interessante o texto. Vi postagem sobre essa data também no blog do Alexandre e, lendo o seu, me bateu uma curiosidade. Vcs falaram que hoje já não se jogam as bonecas ao mar. Então, após a comemoração, para onde elas vão? São guardadas para o ano seguinte ou descartadas de algum modo??

Um abraço e, se puder, gostaria de voltar por aqui.

Kariny - Mamãe Cristã disse...

Gigiiiiiiiiii minha flor por onde vc anda, sumiu lá do blog, to sentindo falta dos teus comentários!! amada, vc sempre compartilhando essa cultura do Japão que é muito rica, são muitas tradições, mtas crenças hein, não deve ser fácil pra um evangélico manter o foco em Deus no meio de tanta idolatria. mas que essas bonecas são lindas, isso não dá pra negar! beijos minha flor, aparece