segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentines Day




  Hoje e dia dos namorados  no Japão, considerado um dos países mais entusiasmados neste dia. Mas aqui, mais do que dia de dar presentes, é dia do chocolate. Como não tem Páscoa, São Valentino acaba sendo um Coelhinho. Um não, dois, porque em 14/02 as mulheres oferecem chocolates (escuros) aos homens (namorado, marido ou colegas de trabalho) e um mês depois, no White Day os homens podem retribuir. Diferente? Para entender este dia de “obligatory chocolates” e “heartfelt chocolates”  se a gente se despe da nossa cultura para entender e assimilar outros valores.

Valentine´s Day é uma das datas “estrangeiras” comemoradas com mais entusiasmo no Japão. no calendario japones, tem feriados bem diferentes dos nossos porque tem outra cultura e não é permeada de datas cristãs, mas o dia de São Valentino se tornou uma data simbólica para mostrar sua gratidão .
Mas aqui, mais do que dia de dar presentes, é dia do chocolate. Como não tem Páscoa (data cristã, não é feriado), São Valentino acaba sendo um Coelhinho. Um não, dois. Explico: nesta data as moças oferecem chocolate aos rapazes. Se o homem corresponder ao sentimento, seja ele de gratidão, amor ou dever (já explico abaixo), ele retribui com chocolates brancos um mês depois, no dia 14 de março, o White Day.
As lojas ficam cheias de chocolates de todos os preços, com enfeites de corações. Não é feriado e, como acontece no nosso Dia dos Namorados, há quem discuta a data afirmando que é só comercial. Ainda assim, as mulheres se esmeram e há muitos programas de TV para ensinar a preparar o chocolate caseiro (tezukuri), que é o melhor presente de Valentine’s Day, o que eu acho lindo, porque o que fazemos pessoalmente tem um valor – e um amor – sem medida. Priceless.
Mas a data é nova e comercial sim. Foi introduzida no Japão em 1958, por uma companhia de doces e confeitos. Baseia-se em uma história que se passa no século III, quando São Valentim foi condenado à morte, por contrariar o imperador romano Claudius III, que proibiu os casamentos imaginando que assim os homens se alistariam com mais facilidade (muitos temiam por suas famílias e escolhiam não se alistar, óbvio). São Valentim, contrariou a lei, realizou vários casamentos secretos, foi preso e acabou também encontrando o amor, casando-se em segredo com uma moça cega a quem ele curara.
No Valentine’s Day japonês as moças oferecem chocolate para o namorado (marido) e os homens importantes em seus  relacionamentos social ou profissional para quem sintam que devem mostrar gratidão ou dever (giri) – como os chefes, colegas de trabalho, veteranos (senpais), amigos (será que irmão também? Eu ofereceria!). Interessante que, organizados e metódicos como só eles conseguem ser, até nisto colocaram um significado e valor intrínseco, que deixa clara a atitude (vejam bem, claro para quem tem sensibilidade para notar). Se o dever for pequeno (risos), para os colegas comuns de trabalho, pode ser chocolate simples, os de 100 yen (menos de 1 dolar) e a qualidade do chocolate vai melhorando conforme a importância da pessoa. A educação e o machismo definem se os colegas de trabalho retribuem ou não o “giri choco” (chocolate que é dado por dever, sem ser uma pessoa importante para a moça.


Achei um vídeo do youtube que explica os “obligatory chocolates” .

13 comentários:

Patrícia Quel disse...

Oi Gi!
Adoro datas comemoraticas, sempre tem muito sentimento envolvido...
Aqui é so em junho, mas adora a data!!!
Bjs!

Deby-abelha disse...

Que post interessantissímo. Embora o Japão tenha adquirido o valentin`s day dos americanos, assim mesmo eles adotaram a própia cultura em cima da cultura americana. Fiquei com a pulga atrás da orelha pensando pq nessa data apenas as mulheres oferecem o chocolate para os homens (mesmo q o mesmo seja retribuido mais tarde) é intrigante. Os japoneses são machistas??

Bom, aqui na Suécia chamamos o dia de hoje como o dia de todos os coracoes, é o dia de todos aqueles que amamos.

Feliz dia de todos os coracoes pra vc!

Kariny - Mamãe Cristã disse...

Gigii! Cada post seu me impressiono mais com a cultura do Japão, tanta coisa diferente, muita coisa pra lembrar, rsrs, mas essa história de chocolate deu água na boca! Pois é, estou na mesma praia que sua amiga, mas é tanta gente aqui, que vc nem imagina. Principalmente argentinos, parece que os estrangeiros somos nós, rs. Beijos no coração amada, obrigada pelos comentários sempre carinhosos!!

Flávia Shiroma disse...

Oi amiga!
Então, uma coisa que não acho legal e que esse sistema de dia dos namorados acaba provocando é o interesse que a mulher tem ao dar o chocolate para o homem.
Sempre ouço colegas minhas dizerem: vou dar chocolates para alguns amigos, assim receberei muitos também.
O pessoal avacalha né?
Mas de resto é bacana!!!
Porém, não abro mão do nosso brasileiríssimo Dia dos Namorados no dia 12 de Junho!!!!
Bjs

Anônimo disse...

HOJE LI NO BLOG DA LINDA FLAVIA SOBRE ESTE DATA E ACHEI O MAXIMO....SEMPRE QUE TEM ALGUM MOTIVO PRA PRESENTEAR PRA MIM É VALIDO...ADORO DAR PRESENTES...MAIS QUE RECEBER,CHOCOLATES ENTÃO...HOJE MESMO COMPREI UMA BARRA ESTAVA PRECISANDO.. IRIA ADORAR ESTAR NO JAPÃO...LINDA CULTURA MESMO QUE TENHA UM SENTIDO MATERIAL MAS É UMA CULTURA NÉ?E TUDO QUE VEM COM PRESENTE É DE BOM GOSTO

BEIJOS
OTILIA

Flávia Shiroma disse...

Olha a Otília aqui, que lindaaaa!!!!

Amiga, acabei de convidar a Otilinha e vim te chamar também para conhecer um blog que é a nossa cara!!!!

http://sentimentosconfidencias.blogspot.com/

Que tal???
Bjs

Gigi disse...

Eu tambem Otilia querida, adoro presentear .ate mais que receber.E para o meu marido chocolate sempre agrada rsrsrs ..outra coisa e dificil pois ele tem um gosto muito peculiar .Eu tambem sou uma chocolatra assumida!!!E e verdade tudo que vem com presente e de bom gosto.Brigado pela visita e pelo comentario adoro quando voce vem aqui no meu cantinho.beijos

Gigi disse...

Fla, que bom te ver por aqui ,ja estava morrendo de saudades !!!pois e a Otilia e um amor de pessoa ne!!!Ja mora no meu coraçao ,brigado por indicar o blog vou passar la agora mesmo!!!beijos querida.

Gigi disse...

Kariny ,Quel , Debora,Flavia e Otilia, amadas ,muito obrigada pela visita e pelos coments.

Anônimo disse...

Oi Gigi!! Vim retribuir sua visita. Achei muito interessante toda essa história do dia dos namorados no Japão. Muito bom o post. Parabéns! Beijos

Kariny - Mamãe Cristã disse...

ai amiga nem me fala uma coisa dessas, vc só esqueceu uma vez e já engravidou? eu aqui esqueci dois dias... aí fui lá e tomei 3 de uma vez kkkkkkkkkk, será que adianta alguma coisa?? bom, mas pra eu consegui engravidar da Kamila levou 3 meses, só o que faltava agora eu ser premiada, já pensou rsrsrs... seja o que Deus quiser, beijosss

Mamãe pela 2ª vez disse...

Olá que bacana esta cultura, dar chocolates,e receber depois.
Superinteressante conhecer acultura de outros países.
bjus

Geovana Centeno disse...

Nossa Gigi que interessante como é ai o feriado de "dia dos namorados",adorei saber essa cultura nova para mim, super interessante, e os chocolates nossa deu vontade de comer rsrsrs...ah amei as fotos na neve, estão lindos viu.

Obrigada pela visita e o carinho...beijocas!