terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Setsubun

Nipônicos festejam acontecimentos característicos de cada estação.
O calendário de eventos anuais do Japão é uma das maneiras de se perceber como os japoneses valorizam a tradição. Com isso, distingue-se as comemorações anuais em dois grupos: o kokumin no shukujitsu (feriados nacionais) e o nenchugyôji (calendário de eventos anuais). Este, mais cultural, abrange desde os eventos comuns no mundo inteiro, como o ano-novo (Oshogatsu), Dia das Crianças (Tango no Sekku), Finados (Obon), até os mais característicos nipônicos, como o Tanabata, o Shichi-go-san, Hana matsuri, entre outros.
Algumas comemorações do calendário nenchugyôji remontam aos tempos antigos, como o Tanabata (Festival das Estrelas). De origem chinesa, esse festival já participava do calendário de eventos da Era Heian (794~1185). Outra comemoração realizada no passado, mas que, com o passar do tempo, ficou restrita ao mês de fevereiro, é o setsubun. Antigamente, o setsubun (Cerimônia para semear grãos de soja) marcava a passagem das estações do ano, porém, atualmente, marca somente a chegada da primavera. Além dessa, o Tango no Sekku (Dia das Crianças) também remonta à Antiguidade e, embora seja considerado o Dia das Crianças hoje, era, a princípio, voltado apenas para os meninos. Entretanto, o símbolo continua o mesmo: na referida data, costuma-se hastear os koinobori (flâmulas de papel ou pano em forma de carpa), confeccionados pelas famílias que possuem um menino, representando sorte e boa saúde aos garotos. Escolheu-se a carpa devido à sua capacidade de vencer obstáculos naturais.
A maioria dos eventos anuais está ligada à admiração dos japoneses pela natureza. Com estações do ano bem definidas, o seu povo costuma festejar um acontecimento característico de cada estação.

JANEIRO – 1º/1
Oshogatsu: é com a saudação “Shin’nen akemashite omedetou gozaimasu” que os japoneses celebram o oshogatsu, isto é, o ano-novo. Neste dia, os correios entregam os nengajô (cartões de felicitação) a seus destinatários, os pais entregam aos filhos os otoshidama (presente em dinheiro) e são preparadas comidas típicas como o ozouni. Na virada do ano-novo as famílias fazem o hatsumôde, isto é, a visita a um templo xintoísta ou budista durante o ano-novo.

FEVEREIRO – 3/2 ou 4/2
Setsubun: dizendo a frase “Fuku wa uchi! Oni wa soto!” os japoneses simbolicamente semeiam grãos de soja no interior das residências para afugentar os maus espíritos e chamar a boa ventura. A tradição remonta a um hábito da família imperial chamada tsuina, que ocorria na véspera do equinócio de primavera. Atribui-se ao vigor da soja, que cresce rapidamente, o poder de espantar os maus espíritos.

8 comentários:

Patrícia Quel disse...

oi Gi...
Fico impressionada com o povo japones, a tradição em varios aspectos é algo muito visivel...
Outra coisa que acho bem interessante é como eles respeitam as pessoas mais velhas...
Bjs amiga!!!

Evelyn V. disse...

Querida Gigi.

O Japão tem muitas tradições, é uma cultura milenar, acho muito lindo manter todas as festividades para não esquecer o hábito das famílias.
Parabéns pelo post.

Que Deus esteja sempre te abençoando.

beijos.

http://www.acredite-emvoce.com/

Kariny - Mamãe Cristã disse...

oi amada, estava com saudade já dos seus comentários no meu blog, deu uma sumida rs.. a cultura do japão é mesmo incrível, apesar desse 'mistiscismo' todo que eles tem cada dia me surpreendo mais, beijos

Flávia Shiroma disse...

Oi querida!
Tudo bem?
Primeiro quero agradecer seu e-mail, sua preocupação, carinho e amizade! Essas coisas não tem preço!!!
E quanto à cultura japonesa, eu acho muito rica e interessante. Quando eu descobri o significado das carpas, achei o máximo!!!!
Beijão!!

Gisley Scott disse...

Nossa que interessante! Gostei de saber que a carpa está ligada ao nível que a pessoa tem de superar obstáculos.Engraçado, quando penso e Japão, penso em tecnologia, terremoto e sushi.Sei que é uma visão muito limitada, mas como é bom ler posts assim e ver os que japoneses são super família!

Bjos

Gigi disse...

Meus amados ,muito obrigado pelas visitas e pelos comentarios!!Kariny,Evelyn,Gi,Fla, Quel.e Ale alias morri de rir com o comentario do Ale, so vc mesmo querido,pra jogar a metade da soja e comer a outra metade. Muito bom adorei !!!!Super beijo pra voces

Flávia Shiroma disse...

Gigi, tudo bem?
Obrigada pelo seu comentário no meu blog viu? Aliás, obrigada por todos que você deixa. Sempre tão atenciosa e companheira... Amei seu e-mail também!!!!

Hoje estou voltando aqui para te avisar que tem uma entrevista comigo no blog da Luziane - De Sapatilha - sobre moda.
Quando você tiver um tempinho sobrando, dá um pulinho lá para ver a entrevista e conhecer o blog dela! Ela é um amor!
O link é este:
http://www.desapatilha.com.br/2011/02/flaviado-compartilhando-ideias-de.html


Outra coisinha. Minha amiga Fá (também blogueira) está com um dilema neste link que estou te passando abaixo.
E como você é mãe, acho que poderia ajudar mais do que eu! rsrs
Link:
http://chegandoidadedaloba.blogspot.com/2011/02/professora.html

Desculpa abusar amiga.
Só visite se der tá??
Um beijão!!!

ps.: não vou embora daqui sem antes me encontrar com você! Nosso almiço ou jantar está de pé?

Fabi a loba!!! disse...

Gigi, a cultura japonesa fascina, acredito, qualquer um. Adorei saber mais dessa cultura belíssima...Para mim o povo japonês é muito sábio e rico em tradições, coisa que falta aqui no Brasil, infelismente.
Obrigado pela visita e pelo conselho, estou agradecendo cada uma de vocês que me deram uma luz...beijinhos