quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Kafunsho (polinose)

 
O Kafunsho (花粉症 / hay fever, em inglês) ou febre do feno em português é a reação alérgica a polens "aerotransportados" que causam rinite alérgica sazonal (estacional) e conjuntivite alérgica sazonal. Há muitos tipos de pólen que causam tais reações alérgicas.

No Japão há mais de 60 tipos de polens alérgicos e anualmente, um entre cada seis japoneses sofrem da febre do feno. O sugi / 杉 (cedro-japonês) e o hinoki /檜 (cipreste japonês parecido com o cedro) produzem os polens que são a principal fonte de aflição para os sofredores de febre do feno no Japão.

Provavelmente visitantes temporários no Japão, nunca tiveram uma exposição prévia aos polens destas árvores, já que o sugi e o hinoki são árvores peculiares do Japão.

Normalmente é necessário estar exposto por alguns meses ao pólen, para que o mesmo seja "sensibilizado" pelo organismo, assim normalmente crianças e residentes estrangeiros permanentes apresentam os sintomas quando expostos a partir da segunda estação de polens.

Na região de Tokai, ficamos mais expostos aos polens, entre meados de fevereiro e final de abril, os polens de hinoki no início de abril a meados de maio.

Quais são os sintomas mais comuns da Febre do Feno?

O ouvido, o nariz, e a garganta são as áreas geralmente afetadas. Os sintomas principais são espirros ininterruptos, secreção nasal, coceira nos olhos e dor de cabeça.

O começo da estação da febre do feno coincide-se com a "estação fria", sendo assim, sintomas de gripe podem ser confundidos com os sintomas da febre do feno. Assim se você tiver qualquer dúvida sobre seu sintoma, é aconselhado consultar um especialista ainda na fase inicial do problema.

Quais as precauções que devem ser tomadas contra a Febre do Feno?

Uma pessoa que tenha alergia aos polens deve diminuir sua exposição ao mesmo, levando algumas precauções simples em sua rotina diária durante a estação de polens:

 Não secar roupas ou futon (acolchoado) fora de casa;

 Usar máscara quando sair de casa;

 Não deixar janelas e portas abertas por períodos prolongados;

 Ao chegar a casa, tomar um banho e trocar as roupas

23 comentários:

Flávia Shiroma disse...

kkkk Adorei a foto Gi!!!! rsrs
Hilária!! rsrsrs
Graças a Deus não sofro deste mal, mas conheço pessoas que se entopem toda de tão mal que ficam, não conseguem respirar direito e nem trabalhar. Cruel né?
Muito útil seu post de hoje!!! Gostei.

Amiga, também queria agradecer as LINDAS palavras que você deixou no blog da Fabí. Você é demais hein, conseguiu me emocionar!!!!
Deixei um recadinho lá pra vocês tá??
Beijão!!!!!

:)

Patrícia Quel disse...

Oi Gi!!!
Eu começo a coçar o nariz com muito pó ai vem os espirros... E ja sabe aqui tem muito carvão na epoca das queimadas de cana, que não pode mas continuam, ai ja viu...
Bjs amiga!!!
Ahhh... Seu carinho elogios no meu blog me deixa sempre muito feliz...

Deby-abelha disse...

Gigi, gracas a Deus não tenho alergia. Conheco muita gente que desenvolveu essa alergia ao pólen depois que mudou pra Suécia, aqui como no Japão é muito comum, só não sei se são tantas variedades de polén alergico como aí! Mas já já comeca o povo alergico a espirrar quando a primavera chega.

Bjs

Paula Li disse...

Oi Gigi, obrigada pela visita. E me identifiquei muito com seu post, eu sofro demais de rinite alérgica, sou uma mulher que não sofre de cólicas e tem TPM muito raramente, mas a rinite não me abandona nunca.
No Brasil rinite também é algo muito comum e conheço várias pessoas que tem esse problema.

Bjs

Adriana Alencar disse...

Cada pais tem as suas particularidades, até para as doenças, não é mesmo? E como é o tratamento, com antihistamínicos?
Melhoras para você!
Beijo
Adri

Flávia Shiroma disse...

Oi linda!
Olha só, acabei de acessar o blog da Kariny que você me indicou, mas ele abre rapidinho e já fica todo branco. Deu para ver rapidinho uma fotos de uma menininha e um vídeo do youtube né??
Mas, depois de dois segundos, tudo sumiu.
Acho que é o meu navegador mesmo que está com problemas.
Depois tento de novo tá??
Beijão!

Fabi a loba!!! disse...

Nossa Gigi, deve ser terrível essa alergia né? Só dou umas espirradinhas quando mexo com pó, mas logo passa...não chega ao extremo de ter que usar máscaras.
Agora fiquei pensando...é por isso que quando vejo imagens das ruas do Japão na TV, vejo várias pessoas passando de máscara? Deve ser por causa dessa alergia doida não, ou tô equivocada?

Quanto ao seu comentário...a Flá é um amor mesmo, pelo que vi você logo vai conhecê-la pessoalmente, mantenha sempre contato com ela porque sei bem que vale muito a pena!!! Estou muito feliz por você me seguir de verdade, beijinhos!!!

Kariny - Mamãe Cristã disse...

oi amada!! li seu comentário contando sobre o que aconteceu com a Hayssa, qdo vc falou da Influenza A fiquei preocupada, mas cheguei no fim do comentário emocionada. Deus é mesmo maravilhoso, podemos realmente descansar nos braços dEle!

nunca tinha ouvido falar nesse kafunsho, é coisa de japones mesmo rsrs... mas eu tenho rinite, quando dou faxina na casa mesmo é terrível, os olhos ficam lacrimejando e eu espirro o dia inteiro, aff!

beijos amada, que Deus continue te abençoando, vc é uma pessoa mto mto querida!

Fernanda Fernandes disse...

Ola...passando para conhecer o blog...adorei ver a neve é meu grande sonho,mas como não ando de avião acho que vou morrer sem ter este gostinho...

bjs
fernanda

Evelyn V. disse...

Querida Gigi.

Também sofro com a alergia, o polém é um veneno, a mudança de temperatura me faz mal também.

Tenha uma ótima semana, fique com Deus.

Beijos.

http://www.acredite-emvoce.com/

Gisley Scott disse...

Não fiquei doente com o inverno, mas o pólen da primavera que está chegando por aqui está acabando com todo mundo!!! preciso me proteger tb...Já notei que às vezes acordo com o rosto irritado, com patacas vermelhas, decorrentes da alergia que vem com a mudança da estação.

Gostei das dicas deixadas aqui!

Gde abraço

Kariny - Mamãe Cristã disse...

oi minha querida... apesar de já ser terça feira, estou passando pra desejar uma ótima semana!!
nossa fiquei com uma dó quando vc falou q o seu marido jogou o carrinho no lixo, que pena né, que não tinha ng pra doar.. deve ser difícil um lugar assim. eu adoro doar as coisas da Kamila, abençoar os outros, pq já fui mto abençoada tb..
beijos

Gigi disse...

Ola ,amadas muito obrigado por cada comentario e pelo carinho.

Gigi disse...

Fla ,a foto e hilaria mesmo zueira total.Ainda bem que voce nao sofre desses males pois e muito desconfortavel.bjs

Gigi disse...

Dri ,querida e exatamente isso o tratamento e feito com antihistaminico .antes tinha a vacina,mas foi proibida desde 2007 devido os terriveis efeitos colaterais , e teve uma pessoa que chegou ao obito.

Gigi disse...

Fabi ,e isso mesmo nessa epoca os polens estao a solta por isso que voce ve o pessoal de mascara,apesar que japones adora uma mascara ,aqui e normal eles usam mascara quando pegam gripe para nao passar para os outros.

Gigi disse...

Paula querida seja muito bem vinda ,adorei ver voce por aqui.Pois e rinite e fogo mesmo,eu tinha ai no Brasil viva fazendo tratamento tomando injeçao ,aqui ate que melhorou so ataca nessa epoca do ano mesmo .bjs

Gigi disse...

Debora que coincidencia quer dizer que ai na suecia tambem tem esse kafunsho e? entao as pessoas que desenvolvem o kafunsho sao pessoas que ja sofrem de algum tipo de alergia.bjs

Gigi disse...

Gi, minha linda!!!que bom te ver por aqui .Pois e mudança de estçao e fogo todo cuidado e pouco .temos que nos precaver. amo sempre que voce vem me visitar bjs

Gigi disse...

Karini amada ,desejo pra voce uma semana abençoada.Pois e eu tambem amo doar as coisas ,mas como eu te falei aqui e dificil pois o poder aquisitivo e muito grande e e dificil achar quem aceite doaçao .Antes eu mandava para o Brasil para o pessoal ai repassar para doaçao ,mas depois da crise ficou dificil .Eu tenho um montao de ropuas da Hayssa que nao serve mais e fico com do de jogar.bjs

Gigi disse...

Quel ,quer dizer que ai continuam as queimadas e?ruim ne ?eu lembro que fazia a maior sujeira,e causa alergias mesmo bjs linda!!!

Gigi disse...

Evelyn querida realmente o polen e um veneno ,e a mudança de estaçao tambem .tenha uma semana abençoada na presença do Senhor .

Gigi disse...

Fernanda muito obrigado pela visita e pelo comentario .E nunca diga nunca a nossa vida e uma caixinha de surpresas e um dia voce perdera esse medo de aviao e vera a neve bem de pertinho.Seja bem vinda ao meu cantinho bjs.