quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bento japones


Pequena, colorida e nutritiva, a refeição é preparada com muito carinho.  .
. Mas, no meio da loucura urbana, como aproveitar bem a hora do almoço e se alimentar bem, de forma saudável? A resposta: praticidade. Pode chamar também de bentô. Em bom português: marmita.
As marmitas japonesas são sempre bonitas, coloridas e organizadas, como se fossem uma escultura ou uma pintura.
A lógica por trás disso é que temos que olhar para a marmita e ter uma certa pena de destruir o trabalho que foi feito com tanto carinho. Então, comemos apreciando as cores, provando cada um dos sabores. No fundo, tem pouca comida. Mas comemos tão devagar, com tanto prazer, que no fim está totalmente satisfeito.
Nas lojas de departamento, as caixas aparecem em vários formatos e preços. Algumas custam o equivalente a mais ou menos R$ 20. Feito em casa, então, é quase uma aula de economia e saúde. Uma arte passada de geração para geração.
Na
 escola.
"Como a Hayssa e a única criança brasileira na classe, eu procurei fazer como as mães japonesas, para que ela não se sentisse diferente. Aqui no Japão, as crianças gostam do bentô bem coloridinho. Acho que isso motiva as crianças a querer se alimentar melhor",
No bentô das crianças, além do arroz, vão tomatinhos coloridos, um ovo de codorna, brócolis, vagens de soja e duas salsichinhas. Minha filha adora",
Acostumadas desde pequenas, as criancas   gostam de uma comida que para muitos pode parecer sem gosto.
"É preciso dizer que, na cultura japonesa, o que faz bem vem a frente.
"A nossa parte é comer com gosto. Você pega o brócolis e come com gosto. Quando seu filho olhar, vai querer experimentar.
  se organizar, preparar a comida para a semana inteira no domingo "Aqui no Japão é muito caro comer fora e também não é muito saudável, porque a comida é muito salgada e tem química.

Japonesas tiram dos alimentos substâncias que substituem hormônios”, .
as mulheres japonesas não usa hormônios artificiais porque recebe tudo o que precisa da comida.
A gordura dos peixes tem ômega-3, uma substância que aumenta a capacidade cognitiva do cérebro, facilitando o aprendizado e ajuda a proteger contra doenças cardíacas, Parkinson e Alzheimer.
As algas, que também são muito consumidas pelos japoneses, existem de vários sabores, cores e texturas. A alga faz bem para o organismo. "Por causa da religião, os japoneses foram proibidos de comer carne e a deficiência de cálcio na população é grande. Por isso, os jovens e os idosos precisam comer algas, pois só com as verduras eles não conseguem suprir as necessidades diárias de cálcio".
O chá verde está em todas as refeições. "Certa vez fizemos um aniversário aqui e compramos muitos refrigerantes, porque no Brasil compra-se muito. Percebemos que as mães não deram refrigerante e as crianças pediram chá
 nem pensa em tomar outra bebida para acompanhar o bentô. "Comida japonesa com suco ou refrigerante é péssimo, porque muda o sabor. Com o chá verde, eu sinto o sabor da comida. Também tem vitaminas, é mais saudável", diz.
. "Os japoneses tomam o chá verde o dia inteiro. Tem bastante vitamina C, fortifica os ossos e também ajuda a emagrecer".
É fácil beber chá verde toda hora no Japão porque a bebida é encontrada em qualquer lugar, até em máquinas automáticas na rua. É só colocar uma moedinha para ter chá verde gelado e quente. Mas há outras coisas deliciosas que se pode para fazer com chá verde e uma delas vende-se em uma barraquinha: sorvete de chá verde – um jeito delicioso de cuidar da saude.

15 comentários:

Evelyn V. disse...

Querida Gigi.

Gostei muito do bento, é uma graça, além de alimentar é divertido, confesso que não conhecia.
Como vão os gatinhos, ja acustumaram com a casa nova.

Que Deus te abençõe.

Beijos.

http://www.acredite-emvoce.com/

Kariny - Mamãe Cristã disse...

amadaa, que demais esses pratos. realmente parecem obras-de-arte, deve dar um trabalhãão, mas fica lindo! mas eu não sei se teria paciencia pra preparar isso todo santo dia, rs... sobre sua amiga em Canasvieiras, na verdade Canas não é uma cidade, e sim uma praia de Florianopolis, mas já é tão grande que tem mercado 24h, delegacia, lojas, que o pessoal nem precisa ir pro centro. E olha que coincidencia, é pra lá mesmo que a gente vai, a tia do meu marido tem apartamento lá, que legal né! beijos minha querida, obrigada pelo carinho nos comentarios!!

Adriana Alencar disse...

Mas que coisa fofa esses pratinhos! Bem que eu queria um assim divertido para fazer o meu filho comer brócolis, hehehe!
Gostei muito do título desse blog, também sou mãe em tempo integral!
Bjk
Adri

Patrícia Quel disse...

Oi Gi!!!
Os orientais imagino que tenham muita saude, justamewnte pela alimantação. Vc passou muitas informçãoes interessante, mas a melhor foi a que elas não tomam hormonios por causa da alimentação...

Adoro suas visitas sempre tão carinhosa!
Bjs amiga!

Erika disse...

Gigi, que graça, isso é uma obra de arte! Os japoneses são tão detalhistas, tão preocupados em manter a harmonia e beleza das coisas, né? Muito legal este post! Beijos.

Flávia Shiroma disse...

Nossa Gigi! Dá até dó de comer e desmanchar né? rsrs
Eu já conhecia essas técnicas até como alternativas terapêuticas para fazer as crianças se alimentarem melhor, mas muitas dessas fotos eu ainda não tinha visto.
Lindas mesmo!

Bjs querida!

Rania Kelesidou disse...

They are wonderful!They look so lovely and cute,all of them!
P.S.Thank you for your sweet comment on my blog too!

http://nothinglikefashion.blogspot.com/

Geovana Centeno disse...

oi querida nossa adorei os pratos japoneses, ja tinha visto an tv sobre isso, o Caio que é chato pra comer legumes e verduras e frutas, adorou e esta pedindo pra mim fazer hehehe..

Muito obrigada pelas palavras, espero muito que não seja autismo, que seja pura preguiça...obrigada mais uma vez...beijocas!

Gisley Scott disse...

Que coisa mais fofa, me apaixonei!
Muita criatividade!
Bjos

Flávia Shiroma disse...

Oi lindona! Amei a sua nova foto do perfil!!!!!!
Bjsssssssssssss

Patrícia Quel disse...

Oi Gi,
Passei por aqui p/ desejar um excelente fim de semana!
Bjs!!!

Anônimo disse...

NOSSA QUE COISA LINDA ESSAS MARMITAS....A GENTE COME PRIMEIRO COM OS OLHOS NÉ?NOSSA AQUI NAS ESCOLAS AS CRIANÇAS COMEM...MUITOS SALGADOS,FRTISO REFRIGERANTES...NO BRASIL DIZEM SER PROIBIDAS AS CANTINAS COM BOBAGENS MAS SÓ DIZEM TRABALHEI EM UMA ESCOLA NO MT..QUE NA CANTINA TINHA DOCES BALÇAS ...PIRULITOS ....SO TRANQUEIRAS..E PIOR A FISCALIZAÇÃO VAI LA E FINGE NÃO VER POR QUE??SEI LA DEVE SER O TAL JEITINHO BRASILEIRO NÉ?JEITINHO DE LEVAR O PAI PRO BURACO SRSRS SRSRSCRIANDO UMA GERAÇÃO DE JOVENS MAL ALIMENTADOS R5SRSR GIGI EU ADORO SUSHIS..JA ATE FIZ ...E ADORO SASHIMI..TEMPURA ...SOBÁ ....ADORO MUITA COMIDA CHINEZA JAPONEZA AQUI É MISTUREIRA ....YAKSOBA É CHINES NÉ?MAS AQUI E RSTAURANTE JAPONES SRSR SRSR QUE TEM ..SRS MAS VALE ...ADORO ESSAS COISAS SAUDAVEIS ..MAS FAÇO POUCO AQUI EM CASA ...PELA CULTURA ...QUE TEMOS NADA SAUDAVEL..DE CHURRASCOS ENTRE OUTRAS COISAS..
BEIJOS QUERIDA

LINDO POST
ADORO SABER MAIS DO JAPÃO ATRAVES DO SEU BLOG..
ESTIVE SUMIDA NÉ?
MAS VOU SER MAIS PRESENTE PROMETO



OTILIA

Unknown disse...

Agoooora entendi seu comentário sobre ficar sem arroz, vc está no Japão! hahaha
Então, acabei diminuindo, mas arroz aqui em casa tem td dia, meu filho não vive sem!

Quanto as marmitas do post, até eu que não sou louca por legumes, fiquei com agua na boca, incrivel como comida tem muito haver com visual, né?

beijooo

Unknown disse...

Aliás, vc sabe se gravida pode tomar chá verde?

Unknown disse...

Então, você me deu corda vim aqui de novo encher teu saco! hahaha

Eu amo comida chinese a japonesa, mas os médicos ainda tem restrição quanto a mulher comer sushi ou sashimi qnd está gravida, como as mulheres saí fazem? como pode uma coisa tão saudável ser prejudicial?
Qaul o seu email?
O meu é kaentrenos@live.ie se vc puder me mandar um email a gente podia trocar umas dicas, que tal?

beijooooo congelado dessa terra fria ....a f e